Em resumo, as redes de computadores são definidas como uma estrutura de dispositivos e PCs conectados por meio de sistemas. Elas têm por objetivo partilhar entre si informações e recursos. O compartilhamento de dados se dá por meio de protocolos de transmissão.

O objetivo de uma rede de computadores é descomplicar a vida de seus usuários. Entre as facilidades estão o compartilhamento de impressoras e de documentos, comunicação, videoconferência e backup de dados.

Tipos de redes de computadores

Existem diversos tipos de redes de computadores, mas algumas são mais conhecidas. A Local Area Network (LAN) é a chamada rede doméstica e, portanto, a mais comum. A distância entre os módulos processadores pode ser de, no máximo, alguns quilômetros e, geralmente, as LANs não passam por vias públicas.

Já as Metropolitan Area Networks (MANs), ou redes metropolitanas, atingem distâncias maiores e podem conectar cidades ou até um Estado inteiro. As Wide-Area Networks (WANs) possuem diversos meios de transmissão e podem conectar todo um país ou até diferentes pontos pelo mundo.

Você deve estar se perguntando, e a internet? Esta é considerada uma rede de redes. Isso se deve ao fato de que ninguém está efetivamente conectado diretamente a ela. Na verdade, sua conexão é com as milhares de redes que existem.

 

https://ead.catolica.edu.br/blog/fundamentos-redes-de-computadores

error: O conteúdo está protegido !!